Como emitir a via de pagamento do IPVA Minas Gerais

O  Imposto sobre Veículos Automotores de Minas Gerais ou mais popularmente conhecido como IPVA MG, é o tributo que todos os proprietários de veículos terrestres são obrigados a pagar todos os anos.

O pagamento desse tributo é extremamente necessário para que o veículo esteja apto a trafegar nas via pública de todo o país. Em caso de não pagamento, o proprietário do veículo poderá sofrer sanções, como inclusive, ter seu carro apreendido.

No artigo abaixo iremos mostrar como é feito o pagamento do IPVA 2020 MG. Confira!

IPVA MG

O IPVA de Minas Gerais, serve para que os mineiros paguem os tributos que sejam destinados e investidos em estradas e rodovias.

O IPVA é um imposto voltado para a manutenção das vias públicas do estado onde os carros geralmente trafegam, recapeamento das estradas, manutenção de calçadas e vias de pedestre. O IPVA também pode ter outras destinações de aplicação.

O imposto é dividido da seguinte forma:

  • 50% do valor, é repassado ao Estado onde o veículo foi emplacado;
  • 50% do valor fica no município em que o carro foi emplacado.

É importante lembrar que como o IPVA MG é obrigatório, o não pagamento pode gerar multas e outras séries de sanções!

Como fazer a consulta da 2ª via do IPVA MG

Para saber como realizar a consulta da segunda via do pagamento do IPVA MG, os mineiros deverão acessar o site do DETRAN MG e fazer os seguintes passos:

  • Na página inicial, procure a opção “ Veículos” e posteriormente “Taxas/IPVA/Seguro DPVAT”.
  • Em nova tela, selecione “Guia de arrecadação” , preencha todos os dados que são perguntados como RENAVAM e dados pessoais.
  • Em seguida, será emitido um boleto de pagamento, esse pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária permitida pela DETRAN.

Caso o condutor não queria fazer o procedimento pela internet, poderá se dirigir ao DETRAN de sua cidade e solicitar o boleto para pagamento do IPVA.

Pagamento do IPVA

É muito importante deixar claro que mesmo sendo possível realizar muitos procedimentos relacionados ao IPVA de Minas Gerais pela internet, os cidadãos ainda podem continuar se dirigindo a própria sede do DETRAN para fazer as solicitações.

Mesmo as filas sendo enormes, os funcionários que estão lá, estão preparados para atender toda a demanda e esclarecer possíveis dúvidas.

DPVAT MG

Quando é pago o IPVA 2020 MG, automaticamente é pago também, o seguro DPVAT. O seguro DPVAT é um imposto pago que serve para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito.

É obrigatório, e, ocorrendo qualquer tipo de acidente contendo veículos (batidas, atropelamento, derrapagem entre outro) os envolvidos que ficarem com qualquer debilidade permanente, tem direito a receber o DPVAT.

Atualmente o teto do DPVAt é de R$13.500,00, esse valor é pago em caso de morte da vítima.

Outros valores são atribuídos quando a vítima teve um acidente e ficou com debilidade permanente, como quebrar um braço, perna, ter um traumatismo craniano, os valores são diferentes para cada tipo de acidente.

Para determinar os valores do seguro DPVAT, existe uma tabela que quantifica cada parte do corpo humano.

O acidentado poderá buscar as vias administrativas ou judiciais, e passará por uma perícia médica que será agendada previamente.

Licenciamento MG 

O licenciamento é outra forma de pagamento de imposto, deve ser pago obrigatoriamente, e, caso não seja, igual ao IPVA 2020, também pode gerar sansões. A data para o pagamento do licenciamento varia de acordo com a placa do carro.

Endereço e telefone DETRAN Minas Gerais

Para mais informações sobre os serviços do DETRAN MG entre em contato por meio dos seguintes números:

  • 155 – de qualquer aparelho telefônico fixo;
  • (31) 3069-6600 – ligações oriundas de outro estado;
  • 08000 200 155 – pessoa com Deficiência (Auditiva / Voz).

Horário de Atendimento

Segunda a sexta: 7h às 19h;
Sábado e domingo: 8h às 15h.


Neste artigo, você aprendeu tudo sobre Como emitir a via de pagamento do IPVA Minas Gerais, com muitas dicas e informações sobre os serviços oferecidos por um dos maiores órgãos de fiscalização do país!

Caso tenha ficado com alguma dúvida referente ao nosso artigo, por favor, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te responder e assim sanar as suas dúvidas.

*Esse artigo teve como referência o site do Detran de Minas Gerais.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.