Como consultar serviços relacionados ao condutor no site Detran Bahia

O Detran Bahia (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) que é um órgão público que tem a função de administrar a formação dos condutores e fiscalizar o trânsito de veículos vem  juntamente com o Serpro (Serviço Nacional de Processamento de Dados) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), criar as versões digitais para facilitar o dia-a-dia do motorista, embora as versões impressas tenham as mesmas informações  e validade jurídica, sendo os dois são obrigatórios.

A partir do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) que o cidadão poderá baixar em smartphones  disponíveis nos sistemas operacionais Android e IOS através do App Store ou Google Play no qual vai possibilitar as versões digitais da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) para que o cidadão tenha acesso a diversos serviços como multas, documento  do carro, ocorrências de acidentes de trânsito com foto, tipos de multas existentes,  vencimento da carteira e ainda poderá checar veículos suspeitos ou restrições, segunda via da carteira de habilitação e do licenciamento sendo totalmente gratuito e sem a necessidade do acesso à internet.  O conjunto desses serviços poderão ser usados diariamente pelo usuário.

detran bahia

A SEGURANÇA PARA O CONDUTOR

Esse avanço tecnológico foi lançado no mês de agosto de 2015 e vem ampliando as suas versões eletrônicas com um aumento significativo de mais de um milhão de downloads, dispõe de senha, biometria e o (QR-Code) que garante a sua autenticidade e aumenta a segurança, onde esse código bidimensional poderá ser acessado de qualquer lugar, desde que os veículos estejam com a documentação em dia e o mesmo esteja cadastrado na carteira do usuário.  Pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro obrigatório no ato do licenciamento (Observar o final da placa do carro que indica a data do pagamento do documento), a fim de que os proprietários dos veículos evitem futuras dores de cabeça e pesar no bolso.

BAIXAR O APLICATIVO É FÁCIL

  • No Google Play ou no Play Store baixar o” downloand” do aplicativo CDT (Código Digital de Trânsito).
  • Após o acesso você “cria uma conta”. Em seguida você receberá um e-mail para que possa ativar o cadastro.
  • Assim que ativar “o cadastro”, faça um login e clique em “adicionar documento”
  • Inclua a CNH ou CRLV ou caso deseje poderá colocar as duas, só lembrando que a CNHs com QR Code poderão ser cadastrados se estiverem com o licenciamento em dias.
  • Assim que realizar cadastro, você deverá validar o CRLV digital, digitando o número do Renavan ,e o código de segurança que está impresso no CRV ( Cartão de Registro de Veículo) antigo DUT.
  • O próximo passo é confirmar a validação informando o número do telefone celular, após isso será disponibilizado em seu dispositivo móvel o CRLV digital.
  • Crie uma senha com quatro dígitos para finalizar. Ela será digitada toda vez que o documento for utilizado. A identificação também poderá ser feita para os celulares que possuem biometria.

detran bahia

Seguir esse passo a passo será importante para que seu aplicativo funcione com segurança e você ainda pode compartilhar o CRLV eletrônico com até cinco pessoas se elas também baixarem o APP. Após baixar, elas não poderão exportar para outras pessoas.

BENEFÍCIOS DO APLICATIVO

O aplicativo é gratuito e deverá ampliar e aumentar a segurança aos condutores, já que os corruptores vendem documentos falsos. A PRF conta com mais essa ferramenta de trabalho para coibir essas pessoas e garantir a autenticidade do documento, além de procurar diminuir a grande demanda nos postos do Detran. Tem a função de garantir benefícios aos cidadãos, facilitar o acompanhamento de resultados de exames e para que possam se preparar a partir de simulados. Tudo isso sem precisar sair de casa e enfrentar enormes filas. Perto de você em um só aplicativo e o (QR-Code) pode ser verificado mesmo se não houver sinal de internet.

O cidadão poderá também continuar acessando o site do Detran  que é um portal de serviços para informações e consultas sobre a situação do veículo, serviços relacionados a infração de multas nas rodovias Estaduais e Federais, Adição de Categoria, Alteração de Endereço, Baixa de veículo e, alterações de características do mesmo, Certidão de Autenticidade da CNH para outros países e a carteira definitiva.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.