Como consultar as datas de pagamento do IPVA SP

O estado de São Paulo é o responsável por aplicar e receber o IPVA SP. Esse imposto é obrigatório e tem incidência anual. Quem tem um veículo que não é isento deve realizar o pagamento do mesmo e o valor varia de acordo com o veículo.

Todos os anos, esse imposto é cobrado e tem incidência sobre carros, motos, caminhões e vários outros tipos de veículos que estão registrados no Estado de São Paulo. A data certa para pagamento é estabelecida de acordo com o último dígito da placa do veículo, mas não se preocupe porque o Detran organiza com antecedência para poder fazer o recebimento dos valores.

O DETRAN do Estado de São Paulo disponibiliza todas as informações que o cidadão precisa saber diretamente no site desse órgão. Dessa forma, fica muito mais fácil ter conhecimento sobre todos os detalhes para que você possa se organizar e planejar as suas finanças.

O que é o IPVA SP?

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – é obrigatório e anual. Além disso, trata-se de um imposto estadual e que tem data fixa para ser pago. Quem não efetua o pagamento dentro do prazo acaba perdendo o desconto e ainda tem acesso aos juros pelo atraso. O ideal é pagar dentro do prazo e escolhendo a cota única, mas se essa segunda opção não for viável, ainda é possível fazer o parcelamento em até 3 vezes sem juros e sem o desconto.

IPVA SP

O IPVA São Paulo pode ser consultado pela internet diretamente no site da Secretaria da Fazenda que é o órgão que vai recolher os valores junto com Detran do respectivo estado. Se você tem algum veículo que está registrado no Estado de São Paulo e que não é isento do imposto, não deixe de estar verificando aqui as informações sobre onde consultar o valor e também como efetuar o pagamento.

Abaixo descrevemos quais são as formas de fazer a quitação do pagamento e quais descontos são concedidos:

  • Pagamento em cota única: com desconto de 3%;
  • Pagamento parcelado: sem desconto concedido, mas pode ser pago em até 3 vezes e sem incidência de juros.

Essas são as duas formas de pagamento concedidas no último exercício financeiro e pode ser que o estado mantenha as mesmas características para o próximo ano, cabe ao cidadão verificar as informações atualizadas para o ano vigente. O ideal é analisar qual é a melhor forma de fazer o pagamento e sempre dentro dos períodos de vencimento para evitar juros e perda do desconto oferecido.

Como realizar consulta do valor?

Para que você tem acesso ao valor de IPVA São Paulo é necessário entrar no site da Secretaria da Fazenda e fazer essa consulta. Ela pode ser realizada de forma simples e rápida e sem nenhum tipo de custo. Para não ter dúvidas, deixamos as instruções abaixo para que você possa executar corretamente a consulta:

Acesse o site do Detran do Estado de São Paulo: https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx

Informa número do Renavam e placa do veículo;

Dentre os serviços online, você tem acesso a opção de consultar o valor.

É importante que o cidadão saiba que o sistema só consegue retornar os dados verídicos, a partir do momento em que o preenchimento dos dados é feito de forma correta. Tenho muita atenção quanto a esse detalhe.

Como realizar o pagamento?

O pagamento IPVA SP é um processo mais fácil de ser feito do que a maioria imagina, mas sempre precisamos ter atenção quanto as opções disponíveis para que se possa escolher qual fazer e também o prazo de vencimento do imposto.

Conforme mencionado anteriormente, o prazo de vencimento sempre varia de acordo com o último dígito da placa e essa informação poderá ser consultada diretamente no calendário que o Detran disponibiliza para consulta online.

Abaixo estão listadas quais são as opções que você tem para efetuar o pagamento desse imposto, escolha aquela que melhor se adapta à sua rotina:

  • Casas lotéricas;
  • Aplicativos bancários;
  • Internet Banking;
  • Caixas eletrônicos.

A opção sempre deve ser feita em cima daquela que melhor se encaixa em sua rotina, nem sempre as pessoas gostam de estar em filas para efetuar o pagamento de impostos e demais contas, por isso temos opções mais informatizadas como uso de aplicativos Internet Banking.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.