Nº de autuações de motoristas embriagados cai

O algarismo de autuações de motoristas embriagados nas coisa da Princípio Seca em Campinas (SP) registrou, em 2018, a primeira queda a partir de 2013, de acordo com dados que o G1 teve acesso.

As ocorrências no perímetro urbano- não incluem as rodovias- caíram de 863 em 2017 para 835 no ano posterior, uma diminuição de 3,2%.Os dados levam em conta similarmente as autuações feitas com ajuda da Polícia Militar.

Para o Detran-SP, esses números são o resultado do crescimento nas fiscalizações, a uma maior percepção dos motoristas, e o utilização do transporte oferecidos pelos aplicativos para celulares.

Causas da queda?

O psicoterapeuta Arnaldo Xavier faz parte dos motoristas que adquiriram o comportamento de usar o transporte por aplicativos para acidentes sociais e idas aos bares e restaurantes. O profissional foi estacionado em fiscalizações da Princípio Seca em duas ocasiões. No entanto, ele não foi autuado em ambas visto que não havia usado bebidas alcoólicas.

“Os aplicativos de transporte baratearam bastante. É até mais moda ir com eles”, explica. O psicoterapeuta lembra que ao se desviar para os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, no qual se concentram bares e restaurantes, o automóvel encontra-se em casa, visto que as fiscalizações são constantes nestes locais.

ipva

O orago criminalista e formador de direito penal e processual penal da PUC- Campinas Victor Bravo aponta um amparo por parte dos legisladores na queda moderada das estatísticas. De acordo com ele, as recentes modificações nas legislações aumentaram as punições para os crimes de tráfego.

Bravo ressalta também a obra do Plano Nacional de Diminuição de Mortes e Lesões no Tráfego, por meio da Princípio Federal 13.614/2018. Ela estabelece objetivos por índices de categorias de gente e por categorias de veículos. Ele citação também convenções nacionais e internacionais para rebater o assunto e concorrer o dificuldade.

“ Combater a água é indiretamente provocar a diminuição das mortes e lesões no tráfego ”, afirma o orago.

Mudanças na princípio

O formador da PUC-Campinas similarmente analisa os aspectos positivos e negativos dos aplicativos, não apenas os de transportes.

No caso de quem usa para se andar e quantidade utilizar bebidas alcoólicas, além da economia no desvio, o serviço na internet lista o condutor embriagado do trânsito, evitando acidentes.

Porém, para ele, mais aplicativos similarmente são capazes de praticar na diminuição das infrações com condutores ao volante sob o resultado de bebida alcoólica.

“Os aplicativos criados pelos órgãos de tráfego viabilizam uma maior pedagogia, não apenas por parte dos condutores envoltos nos acidentes de tráfego, porém, na examinação de qualquer indivíduo. Possuímos esta existência no Whatsapp, por exemplo, a partir de denúncias, por informações repassadas aos órgãos de tráfego ”, avalia.

O formador universitário similarmente lembra que, em alguns casos, motoristas utilizam os aplicativos para sobreavisar mais motoristas das fiscalizações. Esta execução, de acordo com ele, fomenta a tragada “cifra oculta da criminalismo ”. Com essas atitudes, as autoridades perdem o controle de possíveis motoristas conduzindo veículos embriagados.

Os agentes do Programa Direção Segura registraram, em 2018, uma autuação a cada 19 veículos fiscalizados. Esse índice é 28% maior que em 2017, no momento em que era um autuado a cada 15 fiscalizações. Em 2013, os fiscais autuavam um condutor a cada dez veículos parados nas blitzes.

Dados do Seção Estadual de Tráfego Detran mostram que as aquilo que se faz da Mesa Técnica de Pedagogia e da Mesa Técnica de examinação de Tráfego, estão reduzindo significativamente os índices de infrações de tráfego. Dados da Princípio Seca mostram a diminuição das infrações de tráfego no mesmo tempo de alvoroço de 2018 em correlação a 2019.

Mesmo aumentando em 33,3% o algarismo de fiscalizações e em 27,4% o algarismo de abordagens de veículos ao longo a Cirurgia Princípio Seca, houve uma diminuição de 36% de motoristas dirigindo sob resultado de bebida alcoólica.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.